Reduzir espaço e eliminar vazamentos de ar nas granjas são práticas que favorecem na redução no consumo de energia elétrica. Assunto foi debatido pelo consultor avícola Gary Van Wicklen, em seminário realizado na Pennsylvania (EUA), semana passada.
De acordo com Van Wicklen, novas granjas possuem metade dos custos da energia de casas construídas dez a 15 anos atrás. “O passo fundamental e mais acessível foi a redução de espaço e com vazamentos mínimos de ar”, disse.
O consultor explica que no decorrer do tempo, alguns fatores diminuem a produtividade dos aviários, como o desgate de equipamentos e problemas estruturais. Para ele, contruir um novo aviário não é a alternativa mais sensata. “Dividindo a granja em espaços menores, com ajustes de segurança necessários, pode resultar no aumento do desempenho, sem perder muito tempo”, afirmou.
Van Wicklen recomenda inspeção no nível de fundação do aviário para que sejam evitadas aberturas, escape de ar. Nas novas casas, ele recomenda que seja colocada uma vedação de borracha entre a parede e a fundação.
Embora pareça muito trabalho para pouca coisa, o consultor disse que a economia de energia compensa. “Neste método podemos obter até três galões de propano por hora”.
Saiba mais sobre a maximização dos sistemas de ventilação na avicultura.
– Com informações The Poultry Site