Redação (16/07/2008)- O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, disse hoje, que as cooperativas brasileiras estão fazendo a sua parte na preservação do meio ambiente. “Estas entidades estão dando um grande exemplo com ações desenvolvidas para incentivar a produção sustentável”, ressaltou. Stephanes participou, nesta tarde, da cerimônia de comemoração do 86º Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no primeiro sábado de julho. Este ano, o desenvolvimento sustentável e a adoção de medidas de combate às mudanças climáticas, por meio das cooperativas, são os temas centrais da data.
Segundo o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, as cooperativas brasileiras têm iniciativas importantes aliadas à produção sustentável. Ele citou como exemplo as cooperativas de crédito que estão atrelando os programas de financiamento a obrigações ambientais.
Durante a cerimônia, Freitas anunciou o Programa de Inserção Sustentável das Cooperativas no Mercado de Carbono, com a assinatura de um protocolo de intenções entre o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/OCB), os Ministérios da Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente, o Banco do Brasil e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). O protocolo prevê ações para adoção de projetos de mecanismo de desenvolvimento limpo em cooperativas de pequenos produtores.
Números – De acordo com a OCB, existem cerca de oito mil cooperativas ligadas à entidade, com 7,6 milhões de associados atuando em 13 ramos econômicos. Em todo o mundo, existem, conforme dados da organização, 850 milhões de pessoas ligadas a cooperativas em 186 países.
Reestruturação da dívida rural – O ministro da Agricultura falou nesta tarde (16) que acredita que a Medida Provisória número 432, que trata da reestruturação da dívida do setor rural, será votada hoje. “Será um prejuízo para o agricultor não votar a MP. Além de ter sido negociada durante 10 meses, houve a incorporação de várias sugestões dos parlamentares e quatro propostas do relator foram aceitas pelo governo.”
Fertilizantes – Sobre a necessidade de ampliar a produção brasileira de fertilizantes, Stephanes afirmou que espera que as empresas do setor ajudem o governo com uma agenda positiva para o País ou se tornar auto-suficiente ou reduzir significativamente a dependência externa destes produtos.