Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Meio Ambiente

Descarte correto de embalagens aumenta

<p>Mais de 2,5 mil toneladas de embalagens de agrotóxicos foram encaminhadas para reciclagem ou incineração em São Paulo.</p>

De janeiro a agosto, foram encaminhadas pelas unidades de recebimento de São Paulo 2.561,5 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos para o destino final ambientalmente correto (reciclagem ou incineração). Os dados são do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), que tem entre suas associadas as indústrias fabricantes de defensivos agrícolas.

Em comparação com o mesmo período de 2008, quando houve encaminhamento de 2.224,4 toneladas, o crescimento atingiu 15,2%. Ainda, de acordo com o inpEV, São Paulo, que está entre os três Estados com maior volume de embalagens vazias destinadas no período, processou, somente em agosto, 382,3 toneladas, o que representou 5% do total processado no Brasil.

Os bons índices conquistados pelo sistema de destinação final no Estado são possíveis graças a ações conjuntas que abrangem agricultores, distribuidores e cooperativas, indústria e poder público, representado em São Paulo pela CDA (Coordenadoria de Defesa Agropecuária) e Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), vinculadas, respectivamente, à Secretaria da Agricultura e Abastecimento e à Secretaria do Meio Ambiente.

No Brasil, o total de embalagens vazias de defensivos agrícolas encaminhadas ao destino final ambientalmente correto, entre janeiro e agosto, chegou a 19.733,7 toneladas. De acordo com o inpEV, o volume é 17,6% maior em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram processadas 16.779,5 toneladas.