Redação (28/11/06) – O programa vai ao ar nesta sexta-feira, dia 1 de dezembro, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), pelo Canal Rural e parabólica, com reapresentação no domingo, às 8h, pelo Canal NBR/TV Nacional. O programa desta sexta-feira foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica, localizada em Brasília – DF, em parceria com a Embrapa Suínos e Aves, com sede em Concórdia – SC, Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Usar os resíduos da produção de suínos para criar peixes é um alternativa viável para produtores que querem diversificar a propriedade, garante Júlio César Palhares, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves. As pesquisas em torno da integração entre suinocultura e piscicultura fizeram parte do Projeto Ecopeixe, desenvolvido entre 2003 e 2006. Três unidades da Embrapa e a Epagri, empresa de pesquisa e extensão rural, ligada ao governo de Santa Catarina, participaram do projeto. Os estudos realizados durante o Ecopeixe mostraram que é possível ampliar a renda na propriedade rural integrando as duas atividades. Seja pelo lado ambiental ou econômico, produção de suínos e piscicultura se complementam sem dificuldades, afirma Osmar Tomazelli, da Epagri. E não há problema também para o consumidor. A carne do peixe alimentado com resíduos de suínos é totalmente segura do ponto de vista alimentar. Esse é um ponto importante na integração entre a criação de suínos e a produção de peixes. A maior parte das pessoas acha estranho expor um animal aos dejetos de outro. Só que a maior parte dos peixes presentes no viveiro não come diretamente o dejeto suíno. Na verdade, o dejeto fornece os nutrientes para algas e pequenos organismos, chamados de fitoplâncton e zooplâncton. Os peixes se alimentam dessas algas e organismos. Quem possui uma criação de suínos e pensa em integrar a ela a produção de peixes precisa saber, no entanto, se pode atender a alguns requisitos. O primeiro deles é ter água em boa quantidade e qualidade na propriedade para a formação e manutenção dos viveiros. Também é necessária disponibilidade de mão-de-obra, equipamentos e produtos para fazer a análise da água e acompanhamento técnico.
A integração entre suínos e peixes é mais indicada para pequenos e médios produtores que já possuem a produção de suínos. Além de estarem atentos aos detalhes da produção, os agricultores não devem perder de vista que a venda também exige planejamento. Antes de começar a produzir o peixe, o produtor deve saber para onde encaminhará a produção. Uma saída natural são os pesque-pagues ou as feiras livres nas cidades. Mas os produtores também podem se unir numa associação e montar uma pequenas agroindústria.
O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas, a partir de perguntas recebidas durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 3273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico [email protected].
Como sintonizar o programa:
Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).
Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em vídeo que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual www.sct.embrapa.br/liv/
Mais informações: Embrapa Suínos e Aves