Redação (15/07/2008)- O intenso melhoramento genético ocorrido nos últimos anos fez com que as matrizes suínas se tornassem ainda mais prolíferas, produzindo em média 2 a 3 leitões adicionais por leitegada, comparando à década anterior. Com esse aumento do número de leitões nascidos por leitegada, houve duas mudanças importantes refletidas no manejo da granja: menor peso ao nascer dos leitões e maior competição pela mamada, e isso resultou em uma maior taxa de mortalidade de leitões na maternidade.
A seleção e melhoramento genético para hiperprolificidade gerou este quadro. Maiores leitegadas (número de leitões nascidos vivos), menor peso e maior desuniformidade dos leitões e maior competição entre os leitões. Há uma correlação negativa entre o peso ao nascer e a mortalidade inicial de leitões, ou seja, estudos atuais apontam maiores taxas de mortalidades em função do baixo peso ao nascer (Leitões com menos de 900g apresentam uma taxa de sobrevivência entre 42-50% segundo McGlone & Pond, 2002).
Leitões nascem com poucas reservas energéticas (basicamente o glicogênio hepático e muscular) que permitiriam a sobrevivência dos mesmos entre 36-48 horas em condições de ambiente termoneutro. Neste sentido, pode-se facilmente visualizar a importância da ingestão do colostro que além do suprimento energético proporciona a transmissão adequada da imunidade passiva, prevenindo possíveis quadros de infecções aos leitões.
Porém, devido a alta competição pela mamada, leitões que já nascem com baixo peso e poucas reservas energéticas tornam-se mais susceptíveis à quadros de inanição e hipoglicemia resultando em elevadas taxas de mortalidade na maternidade.
O NUTRI PIG é um suplemento energético obtido naturalmente, através da extração do óleo de arroz, composto por ácidos graxos de grande importância nutricional (Ômega 9, 6 e 3 – oléico, linoléico e linolênico), fitosteróis (Gama orizanol) e vitamina E (tocoferóis e tocotrienóis).
Com o objetivo de reduzir as perdas na maternidade e conseqüentemente melhorar o desempenho e uniformidade dos leitões, apresentamos o NUTRI PIG. O NUTRI PIG preserva em sua composição grandes quantidades (1.200 mg/kg) de vitamina E (nas formas de tocoferóis e tocotrienóis). A associação de vitamina E com a presença de fitosteróis (1,2% de Gama orizanol) e ácidos graxos oriundos do óleo de arroz proporciona características únicas ao produto, como o suprimento energético, ação antioxidante e modulação do sistema imune.
Benefícios
A aplicação do NUTRI PIG melhora substancialmente o desempenho de leitões na maternidade pela ação conjunta dos seus componentes (ácidos graxos, vitamina E e fitosteróis), proporcionando um maior peso ao desmame e por conseqüência menor tempo até o abate. Estas características, estão diretamente ligadas à redução nos custos de produção e aumento da rentabilidade na suinocultura.
Para mais informações, acesse www.uniquimica.com.
Dica de manejo
<p>Como lidar com o menor peso ao nascer dos leitões e maior competição pela mamada?</p>