Redação SI 04/11/2003 – 04h00 – De acordo com a equipe de veterinários do Tecsa Laboratórios, os suinocultores precisam estar atentos a algumas dicas para que o ato da vacinação na granja seja eficiente. Confira:
– Manter sempre as vacinas em refrigeração entre 4C e 8C (temperatura de geladeira). Nunca congelar. Caso a vacinação dos animais demore mais de 30 minutos, proteja a vacina mantendo-a em uma caixa de isopor com gelo;
– Agite sempre o frasco vigorosamente antes da retirada da vacina;
– Use uma agulha estéril para retirar a vacina do frasco e não injete ar no frasco, com isso você evita a contaminação da mesma;
– Use uma agulha para cada 05 animais;
– As seringas devem ser lavadas e fervidas por 10 minutos, no mínimo, com o objetivo de esterilização. Evitar o uso de produtos químicos que possam alterar ou causar problemas aos animais.
Importante
Todo esquema de vacinação deve ser monitorado por um médico veterinário, que pode alterar este esquema de acordo com a situação específica de cada granja.
O veterinário é o profissional capacitado para orientar e definir o manejo sanitário da granja considerando suas particularidades e necessidades específicas.