Redação (05/04/07) – De acordo com o presidente da União dos Suinocultores da Dinamarca e do Comitê de Agricultura do país, Peter Gamelke, as atuais condições de transporte de suínos vivos na Dinamarca para exportação aos países da União Européia são “completamente inaceitáveis”. Ele fez este comentário após dois incidentes, envolvendo os animais, terem vindo a público há duas semanas. Ele propôs, então, uma paralisação nacional de 24 horas no transporte de suínos para os abatedouros.
Segundo o noticiário local, na semana passada, suínos vivos foram transportados da Dinamarca para Latvia e Belarus (países do noroeste da Europa) sem comida e sem água. Além disso, várias evidências apontaram que os animais foram vítimas de agressões físicas durante o carregamento e o transporte. Como conseqüência, a empresa que transportava os animais perdeu os direitos de realizar o transporte internacional (exportação) de suínos. No entanto, a companhia recebeu a permissão para realizar o transporte dos animais para a Polônia (outro país vizinho) em meio a todo esse problema.
No último final de semana, outro noticiário europeu divulgou que alguns dos suínos vivos da Dinamarca que eram transportados para a Rússia morreram por falta de comida, água e forro (palha) no piso da carroceria. As empresas envolvidas nestes episódios de descaso e maus tratos dos animais durante o transporte já foram punidas pela Comissão Européia. Além disso, toda a União Européia decidiu banir as importações de suínos vivos da Dinamarca.