Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Embrapa Suínos e Aves na Expointer

Gestão ambiental da suinocultura será o maior enfoque da empresa na Expointer 2002.

Redação SI 23/08/2002 – Umas das preocupações da Embrapa Suínos e Aves, empresa ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é apresentar soluções tecnológicas que permitam o desenvolvimento sustentável da suinocultura. As propostas de gestão ambiental produzidas pela Embrapa Suínos e Aves, especialmente as voltadas para o controle e aproveitamento dos dejetos suínos, serão apresentadas durante a Expointer 2002, em Esteio RS, de 24 de agosto a 01 de setembro, em forma de painéis, slides em Power Point e joguinhos infantis de computador.

Os pesquisadores da Área de Gestão Ambiental da Embrapa Suínos e Aves prepararam os painéis de forma que toda a seqüência do trabalho desenvolvido possa ser compreendido. O tema principal é a Gestão Ambiental da Suinocultura, que envolve as seguintes etapas: Planejamento da propriedade ou da Bacia Hidrográfica; Avaliação de impacto ambiental; Redução da geração de resíduos; Tecnologias de tratamento e Reaproveitamento de resíduos. Cada uma destas etapas será apresentada através dos painéis.

O envolvimento da Unidade no Programa Nacional de Meio Ambiente II PNMA II, um projeto do Ministério do Meio Ambiente, com financiamento do Banco Mundial, coordenação da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Santa Catarina e execução da Embrapa Suínos e Aves, também será abordado durante a Expointer. O PNMA II pretende se transformar num exemplo de sucesso na recuperação ambiental de regiões que possuem produção intensiva de suínos, caso do Alto Uruguai de Santa Catarina, região que está recebendo investimentos do programa.

Outras tecnologias da Embrapa Suínos e Aves, como o suíno ligth MS 60 e a produção de suínos em cama sobreposta, também estarão presentes na Expointer 2002. Três exemplares do MS 60 serão expostos no Pavilhão de Suínos. Já a proposta de criação de suínos sobre cama será apresentada na Casa da Emater – RS, que difunde o sistema entre os produtores gaúchos em parceria com a Embrapa Suínos e Aves. Ainda no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento será mostrada uma maquete da produção agroecológica de frangos.