Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisa e Desenvolvimento

Esterco suíno traz vantagens

Pesquisadores da Carolina do Norte (EUA) aprimoram tecnologia de separação de esterco.

Cientistas e cooperados do Serviço de Pesquisas Agrárias (ARS, sigla em inglês) desenvolveram um sistema que controla poluentes vindos de granjas suinícolas no estado da Carolina do Norte. O grupo de pesquisa desenvolve um sistema que visa cumprir as normas ambientais de controle de chorume. Com as novas tecnologias, houve uma redução significativa dos custos em inovações na exploração e experimentos.

O sistema foi remodelado utilizando dois terços a menos do que o investimento da primeira geração do sistema, que foi testado em 2003.

O novo sistema de tratamento consiste na separação de sólidos e liquidos com remoção de azoto e fósforo. Índices elevados de poluentes aquáticos também são removidos, incluindo quase todos os agentes patogênicos. A nova tecnologia também reduz em 97% as emissões de gases.

A sanidade animal também colabora para o ganho de peso diário dos suínos e a mortalidade pode ser reduzida em até 5,6%.

Com a separação dos dejetos suínos, a parte sólida é facilmente transformada em compostagem, que podem ser utilizados como adubo orgânico para plantas. Os produtores também podem lucrar com o novo sistema vendendo créditos de redução das emissões de gases.

A nova tecnologia protege o ambiente das localidades dos produtores de suínos e mantém as portas abertas para futuros investimentos.

 * Com informações do Pig Progress