Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Esterqueiras serão o primeiro alvo do PNMA em SC

A medida visa a adequar as esterqueiras utilizadas pelos produtores ao que diz a legislação ambiental do Estado.

Redação SI 10/10/2002 – Em Santa Catarina, os produtores de suínos receberão a visita de integrantes do Programa Nacional de Meio Ambiente II (PNMA), a partir da próxima semana. A medida visa a adequar as esterqueiras utilizadas pelos produtores ao que diz a legislação ambiental do Estado.

Para atender a lei, os suinocultores receberão pela primeira vez dinheiro do governo sem a necessidade de devolução. Eles só precisarão dar uma contrapartida, geralmente em forma de mão-de-obra, e assinar um contrato comprometendo-se a não mais poluir o meio ambiente.

Em Santa Catarina, a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente determinou que os recursos do programa deveriam ser investidos num modelo de intervenção de sucesso para a questão dos dejetos suínos. Os técnicos da Embrapa Suínos e Aves, Secretaria Estadual da Agricultura e Epagri, que executam o PNMA, decidiram que Concórdia e Braço do Norte, dois municípios que concentram a produção de suínos no Estado, deveriam sediar os modelos de intervenção.

Desde o início do ano estão sendo realizados levantamentos nas cerca de 300 propriedades rurais situadas nas bacias dos rios Fragosos, em Concórdia, e Coruja/Bonito, em Braço do Norte. Nos dois rios, os dejetos suínos são os principais responsáveis pela poluição. “Depois de analisarmos como ocorria a poluição, iniciaremos agora as ações corretivas. Nosso primeiro alvo são as esterqueiras”, antecipou o pesquisador Paulo Armando de Oliveira, da Embrapa, coordenador técnico do PNMA.