Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Manejo

Estudo busca alternativa para conforto térmico de leitões

Pesquisa usa piso de fibra de coco reciclado em recintos de suinocultura.

Estudo busca alternativa para conforto térmico de leitões

O leitão tem uma alta sensibilidade ao frio e dificuldade de ajustar sua temperatura corporal, pois seu aparelho termorregulador ainda está em desenvolvimento. Por esta razão, afirma-se que quanto menor a temperatura ambiente, mais ele tem que usar sua energia interna para manter sua temperatura corporal e esse gasto energético prejudica seu crescimento.

“Se o microclima lhe der conforto, ela vai devolver em produtividade, ou seja, ganhando mais peso. No entanto, se houver uma redução severa de temperatura, o leitão reduz sua atividade motora e entra em hipotermia. Pode haver também casos de esmagamento, acidente, quando o leitão busca o conforto térmico junto da mãe”, explica Silvia Regina Lucas de Souza, do Departamento de Engenharia Rural da FCA. Estudo desenvolvido por alunos da Faculdade de Ciências Agronômicas com a colaboração da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp de Botucatu se encaixa neste contexto e busca alternativas para conforto térmico de leitões.

Uma das pesquisas usa piso de fibra de coco reciclado em recintos de suinocultura, escolhido por não ser tóxico e não ter risco em caso de ingestão pelos animais. Saiba mais:

Outras informações: www.unesp.br