Visando melhores condições de bem-estar, o grupo europeu de proteção aos animais “Eurogroup for Animals“, informou que a União Europeia não irá permitir atrasos na implementação da proibição do uso de compartimentos individuais para matrizes suínas na maternidade. As “gaiolas” deverão ser abolidas até 2012.
O Eurogroup explica que o local onde as matrizes são mantidas atualmente é apertado, não permite movimentos bruscos, e deixa o animal em “estado de solidão”. Segundo o grupo europeu, este método de criação vai contra a própria natureza dos suínos, que são animais muito sociais, que preferem ficar em grupos, a fim de expressar adequadamente o seu comportamento natural.
Em uma carta escrita ao Eurogroup, que pediu uma notificação sobre o assunto, o diretor de Bem-Estar Animal da Comissão Europeia informou que o órgão não tem a intenção de atrasar a proibição do uso das gaiolas para matrizes. Segundo a carta, tal norma foi introduzida em 2001, logo, os suinocultores tiveram (e ainda têm) um período de transição suficientemente longo para se adaptarem às novas regras.
Nas últimas semanas, alguns suinocultores europeus fizeram um pedido para prolongar prazo da proibição, alegando não estarem preparados. As informações são do The Pig Site.