Redação (08/11/06) – O corpo técnico da Uniquímica desenvolveu uma ficha de avaliação de Debicagem, na qual consta, numericamente, a qualidade do trabalho desenvolvido.
É uma análise ampla e criteriosa que tem alterado os resultados conseguidos dentro das granjas.
Segundo o Médico Veterinário Clodoaldo Moretti, nas granjas que foram introduzidas as fichas de acompanhamento das debicagens (primeira e segunda), os resultados tem sido expressivos, no que se refere principalmente ao ganho de peso na primeira semana, além da melhor uniformidade.
As granjas adotadas por Moretti foram a Capuavinha, S.João (Urupês), Shigeno, KecKhcoff, Roseira e Lobo, nos estados de São Paulo e Espírito Santo.
Segundo o Médico Veterinário Pedro Tsuchiya, todos os clientes aprovaram e vão usar para melhorar a debicagem. “Os próprio funcionários que debicam apóiam este controle”, destacou Tsuchiya. As granjas implantadas por ele foram Kunitomo de Mogi das Cruzes, com Mario Nihei. “Foi só elogio”, disse. Shinoda de Porto Feliz. “Fizemos acompanhamento e foi um sucesso, melhorou a qualidade de corte de bico”, afirmou.
Ino, de Suzano. “Fabio Keizo Ino e Takeshi (responsável pela debicagem) disseram que vai ajudar muito na qualidade de debicagem”. Além de outras granjas.
Segundo o Zootecnista Gonçalo Palone, este acompanhamento permite que a equipe esteja sempre em contato com a granja, com o produtor, com seus problemas, levando-lhe sempre informações que lhe ”escapam” tecnicamente. “O importante é auxiliar o produtor na resolução dos problemas, este é nosso papel”, destacou Palone.
Palone disse ainda que a ficha tem sido um importante instrumento de trabalho da Uniquímica. “Principalmente no segundo corte estamos conseguindo maior uniformidade, os iniciantes passam a ter mais cuidado na hora do corte e a avaliação deixa de ser somente ”no olho” (subjetiva) enumerando erros e acertos”, afirmou o Zootecnista Gonçalo Palone.