Redação (05/12/2007) – Aconteceu durante todo o dia de ontem, dia 04, o Fórum Catarinense para o Controle da Poluição Ambiental por Dejetos Suínos, no auditório da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, estiveram presentes lideranças do setor, técnicos, pesquisadores e demais profissionais da área. Os assuntos debatidos foram, geração de energia com dejetos suínos, avaliação econômica da compostagem de dejetos suínos e ainda proposição de políticas públicas estaduais para valorização dos dejetos suínos.
O presidente ACCS, Wolmir de Souza e o engenheiro agrônomo Felipe Penter, apresentaram o projeto de Viabilidade Sócio, Econômico e Ambiental do Sistema de Tratamento de Dejetos por Compostagem, onde mostraram a o projeto de compostagem da propriedade do Sr. Pedro Sundstron, do município de Arvoredo, a mesma foi monitorada durante oito meses para o levantamento de dados onde mostrou que o adubo produzido foi de boa qualidade e ainda, o problema da esterqueira que era maior preocupação do produtor foi resolvido. Paulo Armando de Oliveira, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, apresentou o projeto Potencial de Geração de Energia Elétrica com o Uso de Biodigestores.
Por fim foi criado um Comitê de Gestor Provisório, onde o mesmo irá elaborar propostas de política pública e valorização dos dejetos suínos, onde será apresentado no próximo Fórum a ser realizado no dia 25 de março de 2008, em Florianópolis, com a presença do Governador Luiz Henrique da Silveira e Secretário da Agricultura.