Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Frango sustentável

<p>Novos projetos de investimentos produtivos (PIPs) na área da avicultura são aprovados no Pará. Criação de frango caipira é beneficiada.</p>

Novos projetos de investimentos produtivos (PIPs) nas áreas da avicultura e apicultura, por meio do programa Pará Rural vinculado à Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe), são aprovados pelo Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), fruto do Acordo de Empréstimo entre o governo do Pará e o Banco Mundial.

Os PIPs aprovados são destinados para implantação de infraestrutura de apoio à produção de frangos caipira e enriquecimento florestal em áreas da agricultura familiar e investimentos na cadeia apícola (mel de abelha) e a construção de espaço equipado para o processamento do mel.

Os recursos somam cerca de R$700 mil com benefícios diretos a 240 famílias de agricultores familiares e produtores rurais nos municípios de Cametá e Alenquer, região de integração do Tocantins e Baixo-Amazonas, localizados em média 800 quilômetros da capital Belém.

Projetos – O PIP do frango tem investimentos para implantação de infraestrutura de apoio à produção de frangos caipira e enriquecimento florestal em área da agricultura familiar, com benefícios diretos a 200 famílias de produtores rurais, organizados na Cooperativa de Produtores de Frango Caipira (Cooperfranc) no município de Cametá, região do Tocantins.

O outro investimento aprovado destina-se fortalecer a cadeia apícola (mel de abelha) com financiamento para construção de espaço equipado para o processamento do mel na região.

O PIP do mel beneficia 40 famílias assentadas na área do Projeto de Assentamento Camburão I, organizadas na Associação dos Pequenos Produtores Rurais Extrativistas e Pescadores Artesanais de Alenquer (Asproexpa) no município de Alenquer região de integração do Baixo-Amazonas.

PIPs – Os projetos de investimentos produtivos (PIP’s) resultam de ações planejadas com uso de metodologia participativa e a presença nas comunidades rurais dos técnicos do Pará Rural e parceiros nas esferas federal, estadual e municipal. As ações estratégicas compartilhadas com a sociedade civil têm como suporte articulações, reuniões, debates, solicitações, visitas técnicas bem como a construção coletiva de diagnóstico socioambiental e planos estratégicos de desenvolvimento rural, para a identificação de demandas do setor produtivo, nas comunidades rurais em 12 regiões de integração do Estado do Pará.