Uma granja de Porto Feliz (SP) perdeu cerca de 20 mil frangos durante um apagão que durou mais de 12 horas e deixou as aves sem ventilação. O blecaute teve início às 13h51 e afetou toda a região da Granja Aquilino, localizada no bairro Tanquinho, na estrada municipal que liga a cidade à Capivari. O restabelecimento total ocorreu às 2h10 da madrugada desta segunda-feira (11). A empresa não possui gerador de energia.
Segundo a proprietária do sítio onde a granja está instalada, o serviço só voltou ao normal após registrar nove protocolos na central de atendimento da CPFL. Na tarde de hoje, quase 60% do total de frangos em ponto de abate já haviam morrido por não suportarem o calor de 36 graus registrado no interior da avícola, que permanecia em 17 graus antes do desligamento. A mesma fonte, que preferiu não ter o nome divulgado, reclamou que há oito meses as interrupções no fornecimento de energia estão mais frequentes e acontecem em períodos mais longos. Ela conta que há cerca de dois meses o mesmo local teria ficado 32 horas com o sistema de ventilação desligado. Na ocasião não houve prejuízo, pois as aves ainda estavam em fase de maturação e as temperaturas não eram tão altas quanto as registradas no último final de semana.
Os frangos, que seriam retirados nos próximos dias por um frigorífico de Cabreúva, foram recolhidos por tratores e seriam enterrados no próprio local, conforme as normas ambientais vigentes.
Romeu Melicardi, avicultor há 14 anos, estimou o prejuízo em mais de R$ 40 mil e, junto com o frigorífico, parceiro da criação, vai pedir indenização à empresa de energia.
A CPFL Piratininga informou que a chuva, seguida de ventos fortes na região de Sorocaba e Porto Feliz durante a tarde de domingo, provocou a queda de postes e rompimento de cabos elétricos que atendem à região da Granja Aquilino.
Segundo nota enviada à imprensa, os eletricistas trabalharam sem parar até a reconstrução completa da rede elétrica danificada. Sobre a possibilidade de indenizar a empresa, a CPFL declarou que o cliente precisa fazer a solicitação, mas que a legislação do setor elétrico não prevê ressarcimento por lucros cessantes (prejuízos causados pela interrupção das atividades de uma empresa), já que o serviço de distribuição de eletricidade é passível de interrupção.
Capela do Alto
Não é a primeira vez que grandes quantidades de frango são perdidas na região de Sorocaba. Em outubro de 2008, cerca de 74 mil frangos de seis granjas em Capela do Alto morreram por ficarem oito dias sem comer. As granjas tiveram o fornecimento de ração interrompido pela empresa Frango Forte Alimentos, que era responsável por produzir e entregar ração para produtores em todo estado de São Paulo. Houve canibalismo entre as aves até que todas morressem por inanição.