Redação (10/02/2009)- De acordo com a União dos Produtores de Ovos dos EUA, uma pesquisa conduzida pelo Instituto Nacional de Veterinária, na Suécia, galinhas criadas em gaiolas modernas diminuem risco de mortalidade, canibalismo e doenças, comparados aos métodos de criação ao ar livre (free-range).
O estudo foi conduzido para indentificar as consequências da exclusão das gaiolas com a proibição de seu uso, pela União Européia, em 2012.
A partir do estudo, doenças bacterianas, doenças virais, doenças parasitárias, e até mesmo canibalismo aumentarem e causaram a mortes das aves criadas pelo método free-range. "O resultado do estudo não nos surpreende" disse o presidente da União, Gene Gregory. "Os modernos sistemas de habitação utilizados hoje nos EUA são resultado de décadas de boas práticas agrícolas, baseadas em pesquisas destinadas a beneficiar a saúde e bem estar das aves, bem como garantir os mais elevados níveis de segurança alimentar".
"Não estamos fazendo oposição ao sistema de free-range quando praticado de forma correta, mas reconhecemos as falhas do mesmo e a necessidade do uso de medicamentos abolidos em sistemas de gaiola ", acrescentou o Sr. Gregory.