Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Integração avícola Coopavel premia melhores de 2002

A entrega dos prêmios aconteceu durante o Show Rural Coopavel 2003, em fevereiro.

Redação AI 27/03/2003 – No mês de fevereiro, 13 produtores integrados no sistema avícola da Coopavel receberam um prêmio como reconhecimento pela dedicação e pelos ótimos resultados que alcançaram durante o ano de 2002. Os critérios avaliados basearam-se no Índice de Eficiência Produtiva e Conversão Alimentar no exercício de 2002, nas categorias de frango convencional e frango natural Coopavel.

O Índice de Eficiência Produtiva leva em consideração fatores de peso, conversão alimentar, mortalidade e idade de abate dos frangos. A Conversão Alimentar avalia quanto o frango consome para produzir 1 Kg de carne, ou seja, quanto menos ração consumir maior será a eficiência, pois menor será o custo e maior a remuneração do produtor por parte da cooperativa. Confira a classificação:

Premiação
1o. lugar
em Índice de eficiência produtiva (IEP), frango convencional, Lécio Favretto Carissimi, de Cascavel, com 288 pontos;

1o. lugar em conversão alimentar, frango convencional, Euclides Debaldi, de Corbélia, com média de 1,824 pontos;
1o. lugar em Índice de eficiência  produtiva (IEP), frango natural Coopavel, Evalmor José Darabas, de Boa Vista da Aparecida, com média de 276,9 pontos;
1o. lugar em conversão alimentar, frango natural Coopavel, Lenoir Sbardelotto, de Cascavel, com média de 1,926 pontos;

Melhor lote
A avicultura Coopavel recebeu no ano de 2002 o melhor lote de toda a história avícola, que foi entregue pelo produtor Valdir Santin, da unidade de Sede Alvorada. Ele obteve índices nunca alcançados pela integração da Coopavel, com mortalidade de 3,07%; peso médio de 2,782; 44 dias de idade; conversão alimentar de 1,713 e IEP de 362 pontos.

Propriedades 5S em 2002
Também foram destaques oito produtores avícolas que tiveram sua propriedade destacadas como “propriedades 5S” pela organização, limpeza, etc, durante o ano de 2002. Confira: Adelar Luviza, de Braganey; Alberto Paetzold, de Cascavel; Antonio Taveira Neto, de Lindoeste; Arlei Dotti, de Ibema; Geraldo Tomasi, de Três Barras do Paraná; Ione Dezan, de Três Barras do Paraná; José Edvino Iurczaki, de Ibema, e Mário Soder, de Braganey.