Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Irrigação Noturna vai atender mil produtores no PR

<p>A medida, que facilita a produção de diversos produtos, entra em vigor até o final do ano.</p>

Redação (07/11/2007)- O Programa de Irrigação Noturna (PIN) foi reformulado e agora está em condições de atender ao aumento da demanda que está se formando entre os produtores rurais em busca desse benefício. O secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Valter Bianchini, anunciou na Escola de Governo desta terça-feira (06) que o processo de adequação e a autorização ambiental foram simplificados para possibilitar a inclusão de mais produtores ao programa.

A estimativa é que até 2.010 cerca de 10 mil produtores rurais possam ser atendidos pelo Programa com a inclusão dos produtores de aves de abate e de postura. Além do processo de simplificação do programa, a Emater e a Copel se responsabilizam pela gratuidade da outorga da água, o que reduz os custos para os produtores.

De acordo com Bianchini, a linha de financiamento para compra dos equipamentos é respaldada por um fundo de equivalência que reduz os juros a 1% ao ano, “praticamente sem correção”, salientou. Segundo o secretário, a Copel pretende fazer uma tomada de preços para reduzir os custos com a compra do relógio e outros equipamentos. A expectativa é que os custos dos medidores sejam reduzidos de R$ 1.076,00 para R$ 370,00. Esse valor poderá ser parcelado em até 24 vezes pela Copel, informou o secretário.