Os primeiros selos do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA) para as empresas do Paraná devem ser emitidos em setembro. A informação foi divulgada pelo secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, durante coletiva do lançamento do Plano Agrícola e Pecuária 2009/2010, nesse domingo (21), em Londrina (PR).
O estado é o primeiro do País a adotar o Sisbi/POA, que autoriza a circulação dos produtos certificados em todo o território nacional. A adesão inclui os sistemas de inspeção municipal e estadual em um sistema único de sanidade animal, o Sisbi/POA. Mais de 450 indústrias que já fazem parte do Sistema Estadual do Paraná (SIP) poderão ser beneficiadas com a medida.
Para integrar o Sisbi, os estados interessados precisam seguir os métodos do Serviço de Inspeção Federal (SIF) e contar com infraestrutura adequada. “O Paraná tem um sistema de inspeção estadual muito próximo do federal. As auditorias técnicas comprovaram e permitiram a adesão do Estado ao Sisbi”, disse Kroetz.
O termo de compromisso, que irá estabelecer o cronograma a ser seguido pelos próximos dois meses, será oficializado nesta tarde, no lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2009/2010, que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes.