Redação AI 06/01/2004 – 06h40 – Para a família Curtarelli, de Linha Rui Barbosa II, Coronel Freitas, sucesso é sinônimo de trabalho. Na propriedade de 18 hectares há o cultivo de milho, laranjas e eucaliptos. Porém, a principal atividade é a avicultura. Nos últimos seis meses, os dois aviários de 50m geraram R$ 14.800,00 divididos em quatro lotes. Mas qual o segredo dos excelentes resultados?
Para Valdecir Curtarelli, a água fornecida às vezes deve estar protegida do sol, ser limpa e com encanamento enterrado. Os seis ventiladores em cada aviário de 50m estão dispostos no sistema de túnel de resfriamento que, com as cortinas laterais fechadas e nebulizador ligado, forma um microclima interno, controlado por dois termômetros em cada aviário. “É um sistema e ar condicionado, só que mais” empírico “, disse o técnico em avicultura, Nívio Rutzen, informando que se as aves sofrem calor, há perda de peso, aumento da conversão alimentar e mortalidade.
O cuidado com o ambiente externo também favorece o controle da temperatura dentro do aviário, evitando entrada de sol. “Plantamos três fileiras de árvores que produzem sombra e conservamos grama próximo às instalações”, enfatizou Vanete Curtarelli, irmã de Valdecir.
A atenção também se estende ao carregamento. Nívio alerta que os frangos devem ser molhados à medida que são carregados nos caminhões. “No verão, deve haver redução no número de aves por caixa para evitar a mortalidade em função do calor e cansaço”, disse.
De acordo com Valdecir, os sistemas de ventiladores dispostos em forma de túnel dá certo e aumenta o rendimento dos lotes. A família gosta da atividade e segue as orientações técnicas. “São produtores excelentes e sempre dispostos a inovar. Exemplo de pessoas bem sucedidas, dedicadas e que acreditam na atividade”, enfatizou Nívio.
Orientações para os dias de calor
Obs.: Usar gelo na caixa d`água do nebulizador |
Conforto Térmico
Obs.: Ligar os ventiladores sempre que a temperatura ultrapassar a 3 graus do Conforto térmico |