Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Manejo de aves na estação mais quente do ano

No verão, o controle das cortinas laterais, ventiladores e sistema de nebulização requer empenho, mas atenção à temperatura e umidade relativa gera resultados positivos ao avicultor.

Redação AI 06/01/2004 – 06h40 – Para a família Curtarelli, de Linha Rui Barbosa II, Coronel Freitas, sucesso é sinônimo de trabalho. Na propriedade de 18 hectares há o cultivo de milho, laranjas e eucaliptos. Porém, a principal atividade é a avicultura. Nos últimos seis meses, os dois aviários de 50m geraram R$ 14.800,00 divididos em quatro lotes. Mas qual o segredo dos excelentes resultados?

Para Valdecir Curtarelli, a água fornecida às vezes deve estar protegida do sol, ser limpa e com encanamento enterrado. Os seis ventiladores em cada aviário de 50m estão dispostos no sistema de túnel de resfriamento que, com as cortinas laterais fechadas e nebulizador ligado, forma um microclima interno, controlado por dois termômetros em cada aviário. “É um sistema e ar condicionado, só que mais” empírico “, disse o técnico em avicultura, Nívio Rutzen, informando que se as aves sofrem calor, há perda de peso, aumento da conversão alimentar e mortalidade.

O cuidado com o ambiente externo também favorece o controle da temperatura dentro do aviário, evitando entrada de sol. “Plantamos três fileiras de árvores que produzem sombra e conservamos grama próximo às instalações”, enfatizou Vanete Curtarelli, irmã de Valdecir.
A atenção também se estende ao carregamento. Nívio alerta que os frangos devem ser molhados à medida que são carregados nos caminhões. “No verão, deve haver redução no número de aves por caixa para evitar a mortalidade em função do calor e cansaço”, disse.

De acordo com Valdecir, os sistemas de ventiladores dispostos em forma de túnel dá certo e aumenta o rendimento dos lotes. A família gosta da atividade e segue as orientações técnicas. “São produtores excelentes e sempre dispostos a inovar. Exemplo de pessoas bem sucedidas, dedicadas e que acreditam na atividade”, enfatizou Nívio.

Orientações para os dias de calor

Ventiladores Ligar com 25 graus
Nebulizador Ligar com 26 graus
Telha móvel Abrir com 25 graus
Água Deve possuir temperatura inferior a 21 graus

Obs.: Usar gelo na caixa d`água do nebulizador

Conforto Térmico

Fase em dias Temperatura
0-7 33 – 30 graus
7-14 30 – 28 graus
14-21 27 – 24 graus
21-28 26 – 23 graus
28-35 24 – 21 graus
35-42 23 – 20 graus
42 ao abate 21 – 17 graus

Obs.: Ligar os ventiladores sempre que a temperatura ultrapassar a 3 graus do Conforto térmico