Redação AI 17/11/2003 – 05h50 – Na estação mais quente do ano, temos que ficar atentos às mudanças de temperatura e de umidade relativa do ar para prevenir a hipertemia (temperatura corporal elevada) que acontece quando a ave não consegue manter sua temperatura ideal ou de conforto térmico que gira em torno de 18o a 20oC.
A hipertemia é facilmente detectada pelo aparecimento de aves com asas e bico abertos. Alem da freqüência respiratória que aumenta gradativamente à medida em que a temperatura ambiente fica acima dos 29oC, pois as aves não conseguem perder calor via suor como os humanos, uma vez que não transpiram. Ou seja, só conseguem perder calor resfriando seus órgãos internos através da respiração ou bebendo água.
Diminuindo perdas
Para diminuir as perdas de rendimento das aves devido ao stress calórico devemos ter os seguintes cuidados:
-Evitar temperaturas muito altas durante o dia.
-Controlar a densidade para contornar problemas de aumento e temperatura devido a agregação das aves.
-Evitar a entrada de sol no aviário, por que elas propiciam amontoamento ou modificação da densidade em determinadas áreas do aviário.
-Cuidado com o manejo dos ventiladores, principalmente em relação ao direcionamento do ar interno ou entrada de ar quente de fora para dentro do aviário, principalmente nas regiões com baixa ventilação natural.
-Cuidado com o uso de nebulizador na presença de elevada umidade relativa do ar.
-A cama reutilizada, em função do processo fermentativo natural, é mais quente que a cama de primeiro uso e modifica mais a temperatura ambiental, principalmente ao nível dos pintinhos, portanto monitore a temperatura ao nível do chão.
-A água de beber deve ser fresca e limpa, por isso deve-se proteger a caixa de água e evitar aquecimento. Portanto, neste período de verão deve-se fazer a renovação da água através do flusing nos dias quentes pelo menos 1 vez por dia.
-Lembrando que a principal perda de calor é o aumento do consumo da água e, água com boa temperatura, para isso podemos usar gelo dentro da caixa de água para diminuir e propiciar água de melhor qualidade para as aves, uma vez que água quente ou morna tem efeito negativo sobre as aves.
-Previna a agregação de calor no aviário devido à absorção dos raios solares pintando o telhado ou utilizando material que absorva menos a radiação.
-Maneje a cortina favorecendo o resfriamento ambiental diurno e aquecimento noturno.
-Cuidado com vento canalizado sobre a cabeça dos pintinhos.
-Aproveite a ventilação natural para melhorar a condição térmica do interior dos aviários.
-Dê atenção a renovação do ar e expulsão de pó e aerossóis es suspensão no interior do aviário.
-Temos previsões de temperaturas muito altas para este verão aonde devemos nos precaver para não sermos pegos de surpresa.