Redação (02/03/2009)- Conceitos do bem-estar animal e os principais desafios e oportunidades nas cadeias produtivas pecuárias serão abordados no curso Bem-Estar Animal: Conceito, Métodos, Medidas e Aplicações na Produção Animal, de 2 a 4 de março, na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília. O encontro, destinado a fiscais agropecuários tratará também da atuação do programa de Bem-Estar Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Sistema de Produção Integrada.
O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Márcio Portocarrero, participará da abertura, nesta segunda-feira (2), às 8h30. Os fiscais vão conferir palestras sobre as cadeias produtivas de bovinos leiteiros e de corte, suínos e aves e os princípios de auditorias em granjas, frigoríficos e fazendas. Serão ressaltados os mecanismos de controle, as questões éticas e legais do bem-estar animal e a importância econômica e mercadológica desta prática.
O evento é uma parceria do Mapa com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal (Etco). Segundo a coordenadora da Comissão Técnica Permanente de Bem-Estar Animal do Mapa, Andrea Parrilla, será o primeiro de muitos cursos programados para 2009.