Da Redação 22/07/2005 – O maior biodigestor do mundo será inaugurado hoje em Bom Despacho, na região centro-oeste de Minas Gerais. A implantação da usina é resultado de acordo firmado entre o governo de Minas Gerais através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do Instituto Estadual de Florestas (IEF) com a empresa canadense Agcert, especializada em projetos para produção de energia limpa.
A função do biodigestor é transformar o dejeto suíno em energia limpa. Para funcionar, ele capta o calor do sol, aquece o dejeto em fermentação e elimina os coliformes fecais, odores e criatórios de moscas. Com isso, o biodigestor produz gás que pode ser usado em casas, nos fogões e aquecedores de água. Também pode movimentar motores de máquinas agrícolas e geradores de energia elétrica. Todo o gás metano que iria para a atmosfera é queimado. O resíduo é transformado em biofertilizante, substituto da adubação química.
O uso de biodigestores é incentivado pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, estabelecido pelo Protocolo de Kyoto, em 1997, no Japão, por países membros da ONU.