O Ministro da Agricultura da Finlândia, Sirkka-Liisa Anttila está estudando medidas para controlar a salmonela e lançar uma legislação alimentar. A medida está sendo tomada após o recente surto da doença originário na ração da Raisio Feed, de acordo com Helsingin Sanomat.
A lei relativa à alimentação animal será alterada, exigindo que a soja importada para a fabricação de alimentos devem estar livres de vestígios de salmonela antes de entrar na produção.
Livre da salmonela
A Finlândia está classificada com uma das áreas da União Europeia livres da salmonela e o recente surto não mudará isso, afirmou Maria Teirikko, da Segurança Alimentar do país (EVIRA). Ela afirmou que não houve violação das normas de segurança por parte dos funcionários da Raisio.
A salmonela se propaga através dos alimentos infectados utilizados em criações avícolas e suinícolas. Até o momento, a salmonela atingiu 31 criações de suínos e 30 de frango e ovos. A contaminação fez com que os produtores abatessem os animais e desinfectassem as instalações.
2% da alimentação finlandesa
Os alimentos para animais infectados foram fabricados na Raisio Feed, que produz cerca de 2% de todos os alimentos utilizados na Finlândia.
O secretário da Agricultura do país, Matti Aho, afirmou que a salmonela é eliminada quando a soja é exposta o calor e, possivelmente, a da Raisio não atingiu suficientemente o nível de calor. Ele diz que a pressão para o controle da salmonela se aplica a toda indústria de alimentos para animais, “estamos realizando o dobro de testes contra salmonela”, conclui.