Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ovos

Ovos em chocadeiras

<p>Leitor tem dúvidas quanto ao uso de água morna em incubadoras. Veja resposta.</p>

O leitor José Emílio Maciano Silva escreveu para nossa redação e nos fez o seguinte questionamento: Ovos de galinhas domésticas em chocadeiras, também devem ser pulverizados com água morna? A partir de qual dia?

Seguem algumas considerações do pesquisador Paulo S. Rosa, da Embrapa Suínos e Aves, sobre suas indagações.

“Para que ocorra nascimento normal de pintainhos, utilizando-se de incubadoras artificiais, tanto quantitativo, quanto qualitativo (85% nascimento e pintos de primeira – sem deformidades e com umbigo cicatrizado, olhos vivos, plumas  secas e corpo hidratado) devem ser fornecidas condições de temperatura, umidade, ventilação, viragem e condições sanitárias, tanto nas máquinas, salas e dos ovos, adequadas – Recomendações em manuais de Incubações disponíveis.

No que se refere a umidade dentro da incubadora recomenda-se em torno de 60 a 65% de Umidade Relativa (UR), no período de 1 a 18 dias de incubação. A partir dessa data até o nascimento dos pintainhos (aos 21 dias de incubação) recomenda-se aumentar em pelo menos 3% a UR dentro do nascedouro para que promova um amolecimento da casca e o embrião possa rompe-la com maior facilidade.

É bom lembrar que as incubadoras industriais (de grande porte) são providas de dispositivos automáticos para esse controle. Normalmente as incubadoras menores para menos de 500 (quinhentos) ovos não dispõem de dispositivos automáticos, e o controle passa ser manual, com o uso de água morna”.