Há décadas a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – Acsurs, tem fornecido sêmen suíno do mais alto padrão genético para centenas de suinocultores gaúchos. Desta forma, a entidade também tem contribuído para o desenvolvimento genético da suinocultura no estado.
Em sua Central de Inseminação Artificial de Suínos – Cias, localizada no município de Estrela, a Acsurs emprega mão de obra especializada na coleta do sêmen que, posteriormente é enviado para várias regiões do Rio Grande do Sul e, inclusive, outros estados do Brasil.
Visando o desenvolvimento tecnológico das instalações da Cias e, principalmente, o bem-estar animal dos suínos lá alojados, a Acsurs acaba de firmar uma parceria estratégica com a empresa Minitub do Brasil Ltda, a qual tem como seu administrador o médico veterinário Alexandre Marchetti.
Com a parceria, a coleta de sêmen na Cias será realizada por quatro manequins automáticos Automate e também serão utilizados diluentes do mais alto padrão de qualidade. Além disso, as doses serão envasadas em Flexitubos, uma embalagem prática e segura, e seladas por uma seladora semi-automática que proporcionará o envasamento de até 300 doses por hora.
Na parceria estratégica, também está prevista a prestação de serviços de treinamento, assistência e auditoria técnica, visando à padronização dos métodos e melhoria na qualificação profissional do quadro de colaboradores da Cias, bem como a realização de análises computadorizadas pelo sistema SpermVision, como suporte para dar maior credibilidade aos clientes da Acsurs.