Redação (22/01/2009)- O presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, e o presidente do Conselho Nacional de Pecuária de Corte (CNPC), Sebastião Guedes, entregaram hoje (21/1) uma versão em português do Código Sanitário de Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.
O documento, que contém 800 páginas, vigora desde 1924 e define as normas de sanidade animal que devem ser cumpridas pelos países. Após o encontro com Stephanes, Nogueira explicou que o texto não ainda não tinha tradução para o português e vai ajudar o trabalho dos profissionais da área de saúde animal no trabalho de controle da sanidade. “Será importante tanto para técnicos do Governo Federal, estados e municípios”, enfatizou.
Segundo Antenor Nogueira, o código tinha versões em inglês, francês, espanhol e russo. O trabalho de tradução foi feito conjuntamente pela CNA, CNPC e Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan). O presidente do Fórum de Pecuária de Corte da CNA informou também que serão disponibilizadas inicialmente 30 mil versões do código em CD-ROM às Federações de Agricultura e Pecuária, sindicatos rurais, Secretarias de Agricultura e escritórios estaduais de defesa agropecuária.
Ainda no encontro com Reinhold Stephanes, o representante dos pecuaristas defendeu o fim da incidência do imposto de exportação sobre o couro wet blue, produto da primeira fase do processamento do couro. Atualmente, a alíquota é de 9%. Nogueira pediu ainda a eliminação da cobrança de PIS/COFINS incidente sobre a ração usada na suplementação mineral do boi, que hoje é de 9,25%.