Redação (13/08/2008)- Esta é a primeira vez que os ministros da Agricultura e Meio Ambiente discutem juntos temas em comum das duas pastas e buscam um entendimento. A declaração do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes foi dada, agora à noite, após se reunir com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Este foi o segundo encontro de Minc e Stephanes para debater agenda composta por 15 pontos.
Nesta terça-feira (12), os dois ministros discutiram incentivos para a recuperação de áreas degradadas. A intenção do governo é, segundo Stephanes, tornar a recuperação mais vantajosa e, ao mesmo tempo, tornar mais rígida a punição para o desmatamento ilegal.
Para isso, o governo deverá permitir que uma parte das florestas plantadas para a produção econômica seja considerada pela legislação como reconstituição de reserva legal. “Isso permitirá que os requisitos ambientais sejam respeitados com geração de emprego e renda para região. Além disso, é uma opção econômica para se chegar ao desmatamento zero como pretende o governo, disse Stephanes”
Outro ponto da pauta diz respeito à legalização ambiental de propriedades rurais. “Hoje, o produtor é multado quando mostra que está numa situação ilegal, o que acaba sendo um desestímulo para legalizar a sua situação perante o governo”, explicou Minc. A intenção é, via decreto, retirar esta restrição e atrair mais produtores para regularizar suas propriedades, conforme a legislação ambiental.