[quotes_menu]

Pesquisadores querem segurança ao reutilizar camas aviárias

<p>Um projeto avícola desenvolvido pra Universidade da Nova Inglaterra (UNE) que facilitar a vida dos avicultores australianos diminuindo seus custos de produção através da reutilização dos dejetos.</p>

Redação (27/10/2008)- A Universidade da Nova Inglaterra (UNE) está trabalhando em um projeto de reutilização de camas avícolas visando facilitar a vida dos avicultores australianos. Os benefícios que eles promovem incluem menos custo de produção e impacto ambiental.

Segundo o líder do projeto, alguns produtores não reutilizam as camas aviárias na Austrália porque estão preocupados com a saúde animal, ou seja, com transmissão de doenças e problemas com os níveis de amônia.

Com o abastecimento e escoamento de dejetos se tornando um problema na Austrália, alguns pesquisadores foram convidados a avaliar as consequências de sua reutilização. A equipe da UNE estudou formas de reaproveitamento do material com redução do transporte de agentes patogênicos (especificamente, organismos que causam doenças em aves). Ela investiga tratamentos, tendo em conta o nível geográfico, raça, nutrição e variações que existem na indústria australiana de carne de frango.

O CRC também investigou as implicações da reutilização da cama aviária na segurança alimentar (com foco em bactérias).