Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Preservação ambiental

Avicultores americanos estão adotando medidas para reduzir o impacto ambiental provocado pela atividade.

Redação AI 14/01/2004 – 09h44 – Nos Estados Unidos, os avicultores estão aderindo ao chamado da preservação ambiental. De acordo com estudos realizados pelo National Chicken Council, órgão americano ligado ao estudo da atividade avícola no país, cerca de 83% dos produtores estão desenvolvendo técnicas de produção ecologicamente corretas. Os avicultores perceberam que ao adotar o tratamento e a reutilização da cama de aves, além de contribuir para o combate à poluição, é possível gerar lucros para a atividade. A venda da cama como uso de adubo orgânico pode render um faturamento extra ao produtor ou, então, permitir que ele adube outras áreas produtivas de sua propriedade.

A técnica de compostagem de carcaças também tem sido bastante utilizada pelos avicultores americanos, no sentido de reduzir o impacto ambiental e gerar fertilizantes orgânicos para lavouras e pastagens.

Outro dado relevante destacado pela pesquisa é que as empresas produtoras de ração para frangos estão reduzindo os índices de fósforo na composição de seus produtos. Essas companhias substituem o fósforo por outros componentes menos agressivos à natureza.