[quotes_menu]

Problema com dejetos suínos na Holanda

<p>"A suinocultura do país devem assumir a responsabilidade de lidar com qualquer excesso de dejetos para que não contaminem o solo", afirmou a ministra da agricultura Gerda Verburg.</p>

Redação (18/08/2008)- Durante sessão parlamentar feita recentimente, Verburg pediu para que os produtores suinícolas adiantem as discussões sobre o mercado de dejetos suínos, solucionando-o até 2015. Um relatório, feito pelo Instituto de Ecomomia Agrícola (LEI, em inglês) prevê que haverá um excedente de estrume nos Países Baixos em 2009 e que, até 2015, 13 000 toneladas de excedentes de fosfato será acumulado.

O partido de oposição do governo holandês questionou a ministra da agricultura de que forma ela pretende agir em relação as conclusões do relatório. Acredita-se que o próprio setor suinícola deve avançar com soluções inovadoras e estruturais.

A Holanda se destaca na pecuária e possui uma área agrícola relativamente pequena. Verburg disse que a pressão em cima dos produtores de suínos deve alavancar soluções imediatas, entretanto ela insistiu que o setor deve encontrar soluções eficientes para o acúmulo de excesso de dejetos a longo prazo.