Redação (04/03/2009)- O prejuízo de dez produtores de frango de Jaraguá do Sul pode demorar para ser ressarcido. As perdas, que podem chegar a R$ 240 mil, ocorreram no domingo, quando faltou energia elétrica para a região do Jaraguazinho e mais de 50 mil frangos morreram de calor.
Além de não terem seguro contra o imprevisto, se a situação for parar na justiça, o tempo de espera será maior ainda. Segundo números atualizados da Cargill, dona da marca Seara, que compra os frangos na região, são 54 mil frangos que morreram em cerca de três horas e meia. A Cargill ainda não calculou qual foi o seu prejuízo. Até o final desta semana, a empresa deve entrar com pedido de ressarcimento junto à Celesc, para resolver a situação de forma amigável.
Em último caso, se a companhia não colaborar, a Cargill pode levar o caso à justiça. Os frangos mortos deveriam ser abatidos, até a próxima semana, no frigorífico da Seara na cidade. O volume corresponde a 1,7% do abate mensal. Para compensar as perdas, o próximo lote de aves deverá ser dobrado.
A Celesc alegou que fazia a manutenção na rede do bairro Rio da Luz, quando um equipamento falhou, causando a queda de energia em outras localidades.