Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Programa de Abate Humanitário será lançado em Brasília

O foco será a forma humanitária de se fazer transporte de animais de produção, seu desembarque nos abatedouros, manejo, descanso nas baias ou currais e o abate humanitário.

Redação (01/04/2009) – Na próxima quinta-feira (02) haverá a cerimônia de lançamento do STEPS – Programa Nacional de Abate Humanitário, em Brasília. É o marco inicial que resulta do Termo de Cooperação, firmado em janeiro de 2008 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e pela WSPA – Sociedade Mundial de Proteção Animal, que visa implementar melhorias para o bem-estar dos animais de produção no Brasil.

O STEPS consiste em uma espécie de reciclagem, que tem por objetivo permitir um melhor entendimento da questão do bem-estar dos animais e a implementação dos dispositivos da legislação brasileira que incorporam as boas práticas, incluindo padrões internacionais, as diretrizes da OIE – Organização Mundial de Saúde Animal – e da União Europeia.

"Temos certeza de que a utilização das boas práticas irá melhorar a rotina de manejo dos animais e facilitar o trabalho da fiscalização, além de ir ao encontro das novas diretrizes comerciais de bem-estar animal", afirma Nelmon Oliveira da Costa. A construção do programa contou com a consultoria da Animal-i, que orientou a equipe da WSPA sobre os principais pontos que devem ser abordados no treinamento dos fiscais agropecuários, cujo foco será a forma humanitária de se fazer transporte de animais de produção, seu desembarque nos abatedouros, manejo, descanso nas baias ou currais e o abate humanitário.

O primeiro grupo de fiscais (federais, estaduais e municipais) que serão treinados é de Santa Catarina, um dos maiores estados produtores do Brasil. Em maio, a equipe da WSPA inicia o treinamento desse grupo com o auxílio de vasto material audiovisual e impresso, totalmente adaptados à realidade brasileira. Bovinos, aves e suínos serão as espécies abordadas nos treinamentos, que posteriormente serão ministrados aos fiscais dos estados do Rio Grande do Sul, do Paraná e de São Paulo.

Apesar de estar sendo implementado no Brasil, o programa tem alcance além das fronteiras brasileiras. Ao elevar os níveis de bem-estar dos animais de produção, levando em conta os padrões europeus, o Brasil que é um dos maiores produtores de animais do mundo, certamente influenciará de forma positiva outras nações da América Latina que buscam aprimorar o manejo e o tratamento dos animais.