A Indústria Suinícola da Nova Zelândia respondeu rapidamente aos comentários sobre um programa expondo práticas cruéis na suinocultura exibidas em um programa de TV. Ela afirma que o programa exibido do último domingo (17) não representa a indústria de suínos como um todo. O setor apoia a investigação para descobrir quem são as pessoas que não respeitam o bem-estar animal e quer descobrir o responsável pelo roteiro.
Em um programa da TVNZ, o comediante Mike King e o grupo ativista “Safe” quebram as grades onde estão presos os suínos dentro de uma granja. O programa recebeu retorno negativo dos telespectadores imediatamente. “Estou chocado pela maneira terrível como o animal foi tratado. As imagens foram perturbadoras, isso é realmente um abuso contra os animais”, disse um telespectador.
O ministro da Agricultura, David Cartes, exige a localização da fazenda utilizada para a gravação do programa para que ela possa ser investigada pelo Ministério de Agricultura, Florestas e Bem-estar animal.
A Indústria Suinícola declarou que concorda com o inquérito e esclarece que as práticas usadas na granja onde o programa foi realizado não são padrões. Os produtores que utilizam baias e outras gaiolas para manter os suínos “agem de maneira desumana e inaceitável”.
* Com informações do Pig Progress