Redação (09/09/2008)- O governo federal divulgou nessa segunda-feira (8) que o Brasil produziu na safra de 2007/2008 aproximadamente 143,8 milhões de toneladas de grãos como soja, café e açúcar, o que fez o País bater seu recorde histórico de movimentação de grãos em uma só temporada. A quantidade foi 9% superior ao registrado no período 2006/2007, onde a produção foi de 131,7 milhões de toneladas.
Grande parte destes grãos foi escoada pelos portos brasileiros, o que apenas ratifica a necessidade das autoridades públicas darem atenção máxima para a expansão da cadeia logísitca nacional. A intensificação do uso de ferrovias e a busca por novos modais é a melhor alternativa para que a produção nacional escape do entupimento histórico das rodovias, aponta o economista Fernando Caetano.
“Estes números mostram que estamos em um momento favorável, mas não podemos comemorar de maneira tão eufórica. A China, que no momento é um dos maiores importadores dos graõs brasileiros, está correndo atrás de fórmulas que a possibilitem deixar de lado o que vem daqui, para produção própria”, frisou o economista.
Por meio de um comunicado, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Wagner Rossi, destacou que "o avanço é fruto da capacidade empreendedora do produtor brasileiro e da política de apoio consistente do governo à agricultura".
A produção de soja, por exemplo, atingiu 60 milhões de toneladas em 2007/2008, exatamente 2,8% superior ao volume do ano passado. Já a produção de milho atingiu 58,6 milhões de toneladas, ante 51,3 milhões de toneladas na safra passada, um aumento de 14%.
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento, o Paraná lidera a produção de grãos no país, com 21,1% do total, seguido pelo Mato Grosso (19,7%), Rio Grande do Sul (15,6%) e Goiás (9,1%). O levantamento da safra 2007/08 foi realizado por 80 técnicos da Conab, entre os dias 18 e 22 de agosto.
Boa notícia
E a exportação de soja brasileira pode subir ainda mais na temporada 2008/2009. Isso porque a União Européia autorizou no final da tarde de segunda-feira a importação de produtos que incluem uma variedade de soja transgênica utilizada na alimentação de animais. A autorização é válida por 10 anos e todo produto que contenha soja modificada deverá estar estritamente etiquetado e seguir as regras européias de rastreamento.
O tipo de soja autorizada, conhecida como A2704-12, foi testado em agosto de 2007 pela Autoridade Européia da Segurança Alimentar. O órgão considerou improvável que esta soja tenha efeitos indesejados para a saúde humana, a saúde animal e o meio ambiente. A União Européia não deu licenças para o cultivo de plantas transgênicas, mas agora, com a decisão, aceita a comercialização de espécies importadas.