Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Redução de emissão de metano por dejetos de suínos

<p>Uma surpresa positiva! Esta é a observação do consultor Ricardo Vianna Rodrigues, ao conhecer o Projeto ACCS de Sustentabilidade.</p>

Redação (15/12/06) A empresa consultora ICF com matriz nos Estados Unidos e escritórios no Brasil e outros países do mundo, foi contratada para fazer um estudo de viabilidade técnico econômico de projetos de redução de emissão de metano por tratamento de dejetos de suínos. A ICF trabalha em vários setores, no Brasil mais especificamente com estudos de impactos ambientais e mudanças climáticas globais. A empresa contratante é a JRI, que já vem trabalhando com a Associação Catarinense de Criadores de Suínos, onde através da instalação de biodigestores em propriedades suinícolas, busca a redução da poluição ambiental e a venda de créditos de carbono.

Vianna destacou ainda os avanços nos trabalhos realizados pela ACCS e um projeto bem encaminhado, destacando principalmente a consciência do produtor com a proteção ao Meio Ambiente. Salientou também que pelo pouco que conhece do TAC, é mais um compromisso que o produtor tem para cumprir a legislação. “Este estudo vai contribuir para que haja viabilidade na produção de suínos, tanto econômica quanto ambientalmente”. O consultor ainda está conhecendo as propriedades suinícolas e as diversas formas de tratamento dos dejetos de suínos, coletando dados e informações. A partir daí será feito um relatório de quanto o tratamento normal dos dejetos, quando levados a lavoura emite de metano na atmosfera e quanto com o biodigestor pode reduzir esta poluição, resultando daí a quantidade de créditos de carbono que serão comercializados. Os resultados dos estudos deverão ser apresentados até o dia 31 de dezembro.

Ricardo Vianna esteve em Chapecó conhecendo alguns sistemas em propriedades pequenas e outras maiores, em Arvoredo e em Concórdia, onde conhece o sistema que está implantado na Granja Suruvi e o biodigestor já está em pleno funcionamento.