O Estado de Santa Catarina será pioneiro no Programa Nacional de Abate Humanitário desenvolvido juntamente com a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA, sigla em inglês). A produção de animais em condições menos estressantes garantem melhor produção e aceitação no mercado.
O lançamento do programa será feito no dia 27 de julho, na Regional de Concórdia, informa o presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (Cidasc), Edson Veran. O Estado foi escolhido por ser o único livre de aftosa sem vacinação com certificado da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).
As medidas visam, principalmente, ao bem-estar no manejo de pré-abate dos animais. Serão oferecidos 108 treinamentos para médicos veterinários, responsáveis técnicos de empresas e outros profissionais. Após a implantação, serão feitas inspeções para verificar se os métodos estão sendo seguidos. “O bem-estar animal é uma das preferências do mercado internacional consumidor de carnes, mas a intenção é oferecer esse diferencial também ao mercado interno”, diz Veran.