Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bem-Estar Animal

Sistemas alternativos para a avicultura de postura comercial são 100% viáveis, diz especialista

Diretor-executivo da FAI Farms no Brasil defende a introdução de procedimentos que melhores o bem-estar animal das aves sem perda de produtividade.

Sistemas alternativos para a avicultura de postura comercial são 100% viáveis, diz especialista

Baseado em estudos realizados nos últimos anos, a FAI Farms do Brasil quer convencer o avicultor de postura brasileiro de que existem sistemas alternativos de produção de ovos que podem beneficiar tanto as aves como o avicultor. Para Murilo Quintiliano, diretor-executivo da FAI Farms no Brasil, o Brasil possui condições técnicas, científicas, ambientais e econômicas para implantar qualquer tipo de sistema, convencional ou alternativo na produção de ovos. E por por esta razão, defende a introdução de procedimentos que melhores o bem-estar animal das aves sem perda de produtividade. “Sistemas alternativos para a avicultura de postura comercial são 100% viáveis”, diz o especialista.

A FAI Farms do Brasil é uma empresa de pesquisa e transferência de tecnologia que trabalha com produtores, pesquisadores, universidades e organizações no desenvolvimento de estratégias de produção animal sustentável. Avicultura Industrial buscou conhecer melhor o trabalho da empresa com a cadeia avícola de postura e conversou com Quintiliano. Confira!

AI – Atualmente quais sistemas alternativos podem ser aplicados na avicultura de postura brasileira? Com base nesta questão, qual a opinião da FAI Farms sobre o atual sistema de gaiolas, aplicado na maioria das granjas do país?

MQ – O Brasil possui condições técnicas, científicas, ambientais e econômicas para implantar qualquer tipo de sistema, convencional ou alternativo na produção de ovos. No que diz respeito ao sistema convencional (gaiolas) eles têm se mostrado eficientes do ponto de vista produtivo e econômico. A questão é que cada vez mais, o consumidor está interessados em saber também das questões ambientais e éticas que envolvem o sistema produtivo. No caso das galinhas de postura mantidas em gaiolas, os maiores problemas são as questões éticas, isto é, o bem-estar das aves, que está em discussão, devido a alta densidade (número de animais pelo espaço disponibilizado) que é muito restrito, impossibilitando os animais de expressar comportamentos mais básicos como: ciscar ou mesmo esticar a asas. Além disso a debicagem, no sistema convencional, necessária para reduzir e evitar o canibalismo (animais bicando uns aos outros), é sabidamente um procedimento que causa dor (muitas vezes crônica) aos animais. Assim acreditamos que alternativas econômicamente viáveis, ambientalmente corretas e que respeitem a ética devem ser desenvolvidas (e já estão sendo aplicadas).

AI- Quais as vantagens e desvantagens dos sistemas?

MQ – Acredito que a ciência deve nortear os conceitos referentes à produção e seus benefícios e dificuldades dos diferentes sistemas, assim a tabela (veja aqui), é um trabalho que espressa muito bem, do ponto de vista de índices zootécnicos as principais características de cada sistema. Além dessas características técnicas, a produção alternativa de ovos, devido ao seu caráter meticuloso e necessidade da presença do fator humano cuidando dos animais, proporciona a fixação da família no campo, sendo alternativa para fazendas onde os maridos trabalham na produção pecuária por exemplo, e as mulheres não, podendo ser um lugar de renda constante não só para a fazenda mas para a família também.

AI- Quais os principais entraves para que tais sistemas sejam implementados?

MQ – A mudança de paradigma é o principal entrave, a cultura, rotina e organização baseada em um sistema é difícil de ser alterada. O que as empresas que estimulam a produção em sistemas alternativos buscam, nelas incluindo a  FAI, é determinar procedimentos que tornem sistemas alternativos fáceis de serem operados, e que os produtores sintam-se confortáveis em migrar para sistemas mais amigáveis ao bem-estar na Fazenda. Acredito que os resultados obtidos até agora são animadores e que o potêncial mercadológico de ovos produzidos de maneira não convencional são atrativos o suficiente para essa migração. Nosso trabalho busca a solução do “como” e não somente o “o que” fazer, deixando os produtores mais confortáveis.
A técnica existe, a produtividade e qualidade dos ovos é boa, e os consumidores querem saber de onde vem e como seu alimento é prduzido, elas se preocupam com as pessoas e os animais e o produtores devem levar isso em conta ao planejar sua produção

AI- A FAI Farms e Unisafe Consultoria realizarão um curso com informações práticas sobre sistemas alternativos para a avicultura de postura comercial. Quais os objetivos do curso?

MQ- Queremos demonstrar de maneira prática e direta que a integração entre os diversos sistemas produtivos dentro da fazenda é o futuro para a preservação da produção agropecuária, queremos mostrar o como fazer, respeitando o ambiente, o bem-estar e a lucratividade dos negócios. Diversificação é a palavra chave, mas sabemos que é difícil para aqueles que estão acostumados com somente uma cultura, inserirem outras variáveis no sistema. Queremos demonstrar que não é tão difícil assim.

Em nota:
No dia 16 de agosto, a FAI Farms e Unisafe Consultoria, empresas especializadas em práticas agropecuárias sustentáveis, realizarão um curso com informações práticas sobre sistemas alternativos para a avicultura de postura comercial. O evento ocorrerá em Jaboticabal (SP), na sede da FAI Farms, das 8h30 às 17h00.
O programa completo e acesso para inscrições estão disponíveis em: www.faidobrasil.com/home/o-bem-estar-na-fazenda/.