O Comitê Regional da Suinocultura da Região do Alto Uruguai Catarinense (Amauc)/Consórcio Lambari ganhou o 17° Prêmio Expressão de Ecologia 2009 na categoria Agropecuária – Setor Público com o trabalho de “Adequação Ambiental da Suinocultura da Região da Amauc”. O trabalho destaca-se por uma série de aspectos, entre os quais o envolvimento de cerca de três mil suinocultores, adoção de abordagens participativas e o envolvimento de entidades públicas, privadas e do terceiro setor que já completa mais de oito anos ininterruptos de atividades. Além disso, o Comitê abriu espaço para vincular os problemas ambientais com as questões sócio econômicas que afetam a atividade rural.
O Comitê também incentivou o licenciamento ambiental e a instalação de composteiras para dar o destino correto aos animais mortos em 2090 propriedades suinícolas, a recomposição de 200 hectares de mata ciliar, a redução de 10% do consumo da água nas propriedades licenciadas e a melhoria comprovada na qualidade da água dos rios da região. Todas esses trabalhos, de acordo com o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves e integrante do Comitê, Cláudio Miranda, motivaram a iniciativa de concorrer ao Prêmio Expressão.
São parceiros no Comitê Regional da Suinocultura a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), a Associação Catarinense dos Criadores de Suínos (ACCS), Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados de Santa Catarina (Sindicarne) e Consórcio Ambiental Lambari.
Sobre o prêmio – O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993, pela Editora Expressão, e tem como objetivo a divulgação dos esforços de empresas e instituições no sentido de diminuir os impactos da poluição no meio ambiente e contribuir para a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento da consciência ambiental. A entrega do prêmio deste ano ainda será marcada pela Editora Expressão.