Redação SI 28/07/2005 – Com um plantel de 950 animais, a Unidade de Produção de Leitões (UPL) da Cooperativa Agroindustrial Consolata (Copacol) deu início, no dia 12 de julho, aos trabalhos de inseminação das primeiras matrizes. Os primeiros partos estão programados para a primeira semana de novembro. Com a intenção de obter 65 partos e 650 leitões desmamados por semana, o alvo de cobertura da UPL é de 70 fêmeas semanalmente.
Cada fêmea é inseminada três vezes, num intervalo de doze horas. Geralmente a fêmea é inseminada doze horas após o primeiro sinal de cio, é o momento mais propício para a obtenção de sucesso da prenhês, explica Émerson Paulo De Bastiani, médico veterinário responsável pelo Fomento Suinícola da cooperativa.
De acordo com Bastiani, quando o plantel estiver completo, a intenção é cobrir todas as fêmeas de segunda a quarta-feira. Agora que o plantel não está formado, essa meta é difícil de ser alcançada, mas será possível no decorrer do povoamento da UPL, afirma o médico veterinário, lembrando que para atingir o plantel de 1400 matrizes, serão alojados trezentos animais por mês.