Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nutrição

Uso de enzimas

<p>A melhor forma de utilização de enzimas é fazendo sua adequação na produção animal.</p>

Quando corretamente empregadas e avaliadas, as enzimas não apresentam desvantagens. O principal objetivo da utilização de enzimas, senão o único, é o aumento da rentabilidade da produção animal, seja ele em função da redução do custo de formulação ou através dos resultados zootécnicos adequados, proporcionados tecnicamente pelo aumento da digestibilidade dos nutrientes, redução dos fatores anti-nutricionais e além de efeito conseqüente, de benefícios da saúde intestinal com a redução do substrato para microflora patogênica. E, no aspecto ambiental, com a redução da excreção de nutrientes.

A melhor forma de utilizá-la é adequando especificidade e concentrações de substrato-enzima, conhecendo as diferenças de temperatura e pH, respeitando a maturação fisiológica do animal e, principalmente observando o retorno financeiro na base de unidade produzida.

Por quê suplementar as dietas com enzimas?

· Melhorar a disponibilidade de nutrientes
· “Quebrar” fatores antinutricionais presentes na dieta
· Aumentar o valor nutricional de ingredientes (Pode aumentar o uso do ingrediente ou pode reduzir o custo da dieta)
· Proporcionar o emprego de alimentos de pior qualidade nutricional
· Melhorar a formulação das rações, pois há menor variação da qualidade nutricional dos ingredientes e menor erro na estimativa do conteúdo em nutrientes
· Cobrir parte do papel dos antibióticos promotores de crescimento