Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Uso dos biodigestores

A experiência foi aprovada numa granja de suínos do Paraná.

Redação SI 13/12/2002 – Uma pesquisa com biodigestores ganha a aprovação de criadores de suínos de Toledo, no Paraná. O uso do equipamento associado a um sistema de tratamento de dejetos diminui o impacto ambiental da atividade e permite o aproveitamento dos resíduos. O sistema foi instalado há dois anos. No início, foi um projeto laboratório que contou com a ajuda de empresas do município e da Fundação Banco do Brasil, que investiu na parte tecnológica.


O processo começa quando os dejetos dos suínos passam pelo biodigestor, onde é produzido o gás. Depois vão pelo tanque de sedimentação que separa o líqüido do sólido. A parte sólida é utilizada na lavoura. O sistema do biodigestor beneficia tanto a produção de suínos (com a redução do impacto ambiental dos dejetos) como a produção de peixes e lavouras. Numa propriedade do Paraná tudo isso funciona junto com a ajuda dos biodigestores.

A experiência deu certo. Em um ano foram produzidos 1,5 tonelada de peixes, 45 quilowatts de energia elétrica e 54 toneladas de fertilizantes. Os resultados animaram os suinocultores da região que já começam a investir no processo. O sistema custou R$ 22 mil e foi financiado pelo Banco do Brasil, com juros fixos de 8,75% ao ano. (Trecho da reportagem apresentada hoje (13) pelo jornal Globo Rural)