Redação SI 06/11/2003 – 05h15 – Formado por 16 municípios da região do Alto Uruguai catarinense, o Consórcio Lambari desenvolve programas de gestão ambiental participativa para preservar as bacias hidrográficas da localidade e melhorar as condições ambientais, de qualidade de vida e o desenvolvimento econômico e social das comunidades integrantes. O Consórcio foi constituído por meio de uma sociedade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial de duração indeterminada, tendo como sede a cidade de Concórdia.
Além das administrações municipais, participam do Consórcio Lambari escolas, universidade, associações comunitárias, clubes de serviços, cooperativas, sindicatos, igrejas, ONGs, entidades de classes, empresas públicas e privadas e a Embrapa Suínos e Aves.
Entre objetivos do Consórcio estão:
– reduzir o impacto ambiental provocado pelas atividades rural e urbana;
– conservar, recuperar e revitalizar os recursos ambientais da região;
– promover a educação ambiental;
– viabilizar a elaboração da Agenda 21 (desenvolvimento sustentável) local;
– participar da criação dos Comitês de Bacias Hidrográficas da região do Consórcio.
Entre as propostas do Consórcio Lambari está a diminuição da poluição provocada pelos dejetos suínos, incluindo projetos para: pequena produção, média produção, grande produção, adequação de propriedades à legislação ambiental e sanitária vigentes, por meio do Termo de Ajustamento de Condutas.