A Agência de Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (USAID) lançou um programa global de 5 anos que deverá capacitar humanos para indentificar e combater surtos de novas doenças emergenciais, como foi o caso da gripe A (H1N1). As informações foram apuradas pelo World Poultry.
O projeto, chamado “Resposta” (Respond, em inglês), já possui em caixa US$ 185 milhões para serem investidos, provenientes da Defense Agency Initiative (DAI).
A equipe da agência DAI lidera o projeto com membros da Universidade de Minnesota, da Universidade Tufts, Training Resources Group, Inc., e Ecology and Environment, Inc.
“Resposta” vai empregar uma abordagem integrada que reúne organizações do setor público e privado para combater doenças emergentes em escala global. O projeto está focado, em curto e longo prazo, na elaboração de serviços e formação acadêmica dos profissionais de saúde.
O projeto também visa a criação de respostas eficazes para combater doenças veterinárias enquanto elas ainda estão infectando apenas animais. Além de reforçar a capacidade de resposta aos focos em humanos, informou o WP.