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Açougues estilizados

APCS faz parceria com açougues para promover as vendas e o consumo da carne suína.

Redação SI 05/03/2004 – A Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), iniciou no final do mês de janeiro uma chamativa campanha de marketing, em alguns pontos-de-venda do interior paulista, para estimular o comércio e o consumo da carne suína. A campanha contou com a parceria de três açougues, um no município de Espírito Santo do Pinhal, outro em Mogi Mirim e o terceiro em São João da Boa Vista.

A APCS ficou encarregada pela elaboração de toda a campanha e pela produção das peças promocionais, além de dar todo o suporte técnico da estratégia de marketing e o treinamento às equipes dos açougues sobre os diversos cortes da carne suína. “A APCS investiu cerca de R$ 3 mil por loja, incluindo toda a parte visual como banners, folders, panfletos informativos, sacolinhas, aventais aos açougueiros e a instalação de aparelhos de TV, que ficam apresentando filmes sobre a qualidade da carne suína, cortes e variedades de preparo”, explica Valdomiro Ferreira Jr., presidente da APCS. “Em contrapartida, estes estabelecimentos baixaram os preços da carne suína entre 10% e 15% aos consumidores”. A APCS também investiu em propagandas nas mídias dos três municípios, fazendo inserções diárias em programas de rádio sobre a campanha da carne suína.

Em princípio, conforme revela Ferreira Jr., esta campanha duraria um mês nestes três açougues. “O resultado da parceria e da campanha está dando tão certo que resolvemos prolongá-la por mais um tempo”, ressalta. “Cerca de 20 dias após o início da campanha, já tínhamos registros de aumento nas vendas de carne suína de mais de 280% nas três lojas”. O presidente ainda destaca que a estratégia de implantar uma campanha como esta logo nos primeiros meses do ano foi muito acertada. “Entre os meses de janeiro a março, o consumo de carne suína, em qualquer região do Brasil, tende a cair. Nesse sentido, a campanha serviria para, pelo menos, manter o equilíbrio entre a oferta e a demanda, mas, neste caso, estamos nos surpreendendo com os resultados mais do que positivos desta ação em parceria com os açougues”.

De acordo com a APCS, a campanha ainda não tem uma data definitiva para terminar, mas a entidade não esconde o seu interesse em realizar uma segunda campanha no decorrer deste ano. Além de toda a parte visual de divulgação da campanha, a APCS também sorteou aos consumidores dos estabelecimentos parceiros exemplares do Livro de Culinária da Carne Suína e pratos à base da carne (preparados por chefs convidados), e promoveu degustação de churrasco de carne suína na porta das lojas.

Aumento de 60%

Satisfeito! Esta é a palavra que descreve João Batista Monfardini, proprietário do açougue Monfardini, em Espírito Santo do Pinhal (SP). Com um aumento de 60% em seu caixa, Monfardini vai comemorar o 60 aniversário de sua casa de carnes com tranqüilidade.

Por meio da parceria com a Associação Paulista dos Criadores de Suínos (APCS) para a campanha de marketing da carne suína, a casa recebeu um novo layout, atraindo a atenção de seus tradicionais clientes. “Precisava aumentar as vendas do açougue, então decidi procurar a ajuda da associação que me deu todo suporte para a realização da campanha”, explica o proprietário.

Banners, chamadas comerciais e entrevista na rádio local, panfletagem, divulgação em ponto-de-venda e carro de som foram utilizados na divulgação da promoção. “Tanto o pessoal que trabalha no açougue como os clientes adoraram a nova cara da Monfardini”.
Além disso, João Batista faz questão de elogiar toda atenção e suporte da APCS dispensados aos funcionários do açougue, que receberam uniformes com o logotipo da campanha, treinamento de corte de carnes, dicas de atendimento e valorização da carne suína.

Segundo Monfardini, que reduziu os preços da carne suína em seu estabelecimento entre 10% e 15% aos clientes, de acordo com a proposta da parceria com a APCS, os preços mais baixos não atrapalharam os negócios de sua loja. Pelo contrário. “O abatimento no preço geral da carne suína foi compensado pelo aumento das vendas de cortes como lombo, costela e pernil”.