Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústrias

1ª Indústria da Aurora de Chapecó comemora nesta sexta-feira 40 anos de atividades

Atualmente a unidade possui 672 funcionários diretos e conta com 69 trabalhadores terceirizados.

1ª Indústria da Aurora de Chapecó comemora nesta sexta-feira 40 anos de atividades

A Indústria Aurora de Chapecó (IACH) – a unidade industrial mais antiga da Coopercentral Alimentos – celebra nesta sexta-feira (18), a partir das 7h45, os 40 anos da unidade com café comemorativo no Salão de Festas da Ser Aurora de Chapecó. Participarão aproximadamente 100 pessoas, entre lideranças da Coopercentral Aurora Alimentos, funcionários, ex-funcionários da unidade e entidades parceiras.

“O momento será de confraternizar e principalmente ressaltar as conquistas obtidas ao longo desta trajetória. Valorizando a garra e dedicação dos colaboradores que atuam na unidade”, realça a gerente da IACH, Maria Elizabeth Mezaroba.

Atualmente a unidade possui 672 funcionários diretos e conta com 69 trabalhadores terceirizados. A produção da IACH é voltada para o mercado interno e é composta mensalmente por 1.200 toneladas de cozidos, 350 toneladas de fatiados, 750 toneladas de empanados e 130 toneladas de curados.

HISTÓRICO

Na década de 1960 a maior dificuldade dos produtores de suínos estava relacionada aos baixos valores pagos pelas indústrias, devido a grande oferta de matéria-prima que fazia os preços despencar. Neste sentido, a Coopercentral veio como auxílio para os produtores que necessitavam de um frigorífico que atendesse a sua produção.

Em 1972, o Frigorífico Marafon foi adquirido e iniciaram as reformas e compras de equipamentos e caminhões. No dia 18 de outubro de 1973 foi inaugurado o Frigorífico da Cooperativa Central Oeste Catarinense Aurora (FRICOOPER). Com uma capacidade diária de abate de 150 a 200 suínos na época, produzia inicialmente apenas na linha de cortes, passando posteriormente para produtos industrializados.

No princípio, os trabalhos caracterizam-se pela pequena variedade de produtos, por seu modo de produção artesanal e restrito à linha de cortes e produção de banha. No início as atividades eram desenvolvidas por 25 colaboradores.

Com o passar do tempo, o número de abates diários do FRICOOPER aumentou, chegando a uma média de 500 suínos diários, atingindo uma das principais metas da indústria que consistia em receber a matéria-prima dos produtores e dar destino a essa produção.