o que se refere a sistemas de resfriamento evaporativo, o pad cooling tem um enorme diferencial em relação à nebulização, que é eficiência (figura 1).
O gráfico da figura 1 nos indica a eficiência de resfriamento dos paineis evaporativos de acordo com a espessura e velocidade do ar através do painel. Para frangos de corte utilizamos como padrão o painel de 6 polegadas a uma velocidade de 400 pés/min (2 m/s), o que nos proporciona uma eficiência de 70% no resfriamento.
Figura 1: curva de eficiência do painel.
Esta curva de eficiência nos permite conhecer melhor o funcionamento do equipamento e utilizar outra grande ferramenta, a carta psicrométrica.
Um engenheiro alemão chamado Richard Mollier inventou um método gráfico de se demonstrar as propriedades de várias misturas de ar com vapor de água. O gráfico de Mollier ou Carta Psicrométrica (figura 2 – visualize aqui) é o método utilizado para sabermos o que acontecerá com a umidade relativa e a temperatura do ar quando utilizamos um resfriador evaporativo na entrada de ar do aviário.
A partir destas informações é possível estimar o que acontecerá com a temperatura e a umidade relativa do ar ao longo do galpão pois conhecemos a quantidade de calor que uma ave produz ao longo da vida.
Quando avaliamos as condições de ar de um galpão nos deparamos com um desafio importante, o fato de as variáveis do ar serem invisíveis. É neste momento que o gráfico nos faz “enxergar” o que está acontecendo.
A Carta Psicrométrica contempla as seguintes propriedades do ar úmido e suas relações:
– temperatura de bulbo seco (termômetro comum);
– umidade absoluta;
– pressão de vapor:
– ponto de orvalho;
– entalpia;
– temperatura de bulbo úmido.
A análise das curvas de umidade relativa e da temperatura de bulbo seco nos faz entender uma generalização que acontece no campo sobre comportamento do ar: quando está quente, o ar está mais seco; quando está frio, o ar está mais úmido. No entanto, em algumas situações isto pode não ser a regra.
Existem dois erros comuns ao avaliarmos esta situação:
– Visualizar as medições utilizando os sensores do controlador do galpão em um dia quente quando se está utilizando a nebulização, sem exaustão de ar.
– Visualizar as medições de temperatura e umidade relativa em horários diferentes.
O ideal é avaliarmos as condições externas de temperatura de bulbo seco, bulbo úmido e umidade relativa sempre no mesmo momento. Com estes dados poderemos conferir as condições do ar que entra no galpão quando o resfriador evaporativo estiver funcionando.
Por Bruno da Silva Pimenta, médico veterinário Munters Brasil.
[email protected]