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Agroindústria

A estratégia da BRF

<p>Foco da Brasil Foods não está na carne bovina, diz Fay. Estratégia é o fortalecimento no segmento de alimentos industrializados e na internacionalização das marcas.</p>

O diretor presidente da BRF Brasil Foods, José Antônio Fay, afirmou hoje que o foco da empresa, em um primeiro momento, não está na ampliação das operações com carne bovina.

Segundo ele, a estratégia passa pelo fortalecimento da atuação no segmento de alimentos industrializados e também na internacionalização das marcas da empresa.
Fay considerou, no entanto, que é positivo o movimento de consolidação pelo qual passa a indústria de carnes no Brasil.

Para ele, o País deve exercer o papel de liderança no setor de alimentos. “É ótimo que fusões aconteçam com empresas brasileiras. Essas fusões causam oportunidades de sinergia e redução de preços, principalmente no mercado externo”, afirmou.

O executivo participou hoje (22/09) do Dia da Empresa, realizado pela BM&FBovespa, marcando a associação entre Perdigão e Sadia, que resultou na formação da BRF Brasil Foods. A partir de agora, a base acionária de Sadia e Perdigão passa a ser negociada por meio de um único código na Bolsa.

Sobre a autorização dada ontem pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para que Sadia e Perdigão possam operar conjuntamente no mercado externo, Fay considerou que a medida poderá reduzir os custos em algumas operações, como contratação de frete para exportação e construção de marcas no mercado externo.

“Esse foi um pedido que fizemos ao Cade e que, agora, foi autorizado. No mercado externo, já somos a BRF que pretendemos ser no mercado interno”, disse.

A expectativa da empresa é que a autorização da fusão pelo Cade para atuação no mercado interno seja anunciada ainda no primeiro semestre de 2010. 

Enquanto isso, Sadia e Perdigão traçam separadamente estratégias para 5 anos, embora haja intermediação de uma consultoria, que trabalha para ambas as partes.