Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Fiscalização

Abate clandestino no MT

Ministério Público Estadual interdita nove abatedouros de carne bovina em três cidades do Mato Grosso por falta de higiene.

Após intervenção do Ministério Público Estadual (MPE), nove abatedouros clandestinos dos municípios de Porto Alegre do Norte, Confresa e Canabrava do Norte foram interditados por não oferecer condições adequadas de higiene para funcionamento. A medida foi adotada após fiscalização realizada pela Promotoria de Justiça da Comarca de Porto Alegre do Norte, Vigilância Sanitária e Polícia Civil. O município dista mais de 1,1 mil quilômetros a noroeste de Cuiabá.

“Os abates, acondicionamentos e transportes da carne bovina para os estabelecimentos comerciais dos três municípios estavam sendo realizados em péssimas condições. Além de requerermos a interdição, também encaminhamos ofício para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Regional de Vila Rica, com o intuito de fiscalizar os referidos abatedouros”, ressaltou o promotor de Justiça, Leonardo Moraes Gonçalves.

Segundo ele, o Ministério Público também instaurou inquéritos civis para apurar as irregularidades detectadas. Nos próximos dias, será realizada uma audiência pública em Porto Alegre do Norte para discutir as possibilidades legais para a regularização do fornecimento de carne bovina aos estabelecimentos comerciais.